citação

sábado, 20 de novembro de 2010

Viagem à Liliput!

       Em uma de suas aventuras pelos mares, o navio onde se encontrava Gulliver ao passar por uma tempestade, veio a naufragar. Gulliver, no entanto sobreviveu e conseguiu chegar à uma praia depois de muito nadar.

       A principio, ele achou que estava à salvo, até tentar se levantar. Ele estava preso por muitas cordas finas e ao em volta dele, havia muitos pequeninos homens que pareciam nunca ter visto alguém de tal tamanho antes.

       Ele então é carregado para a cidade dos habitantes, onde no início é visto com certo temor, depois passa a ser o centro das atenções dos curiosos. É feito prisioneiro e não tenta se libertar com receio dos pequeninos habitantes lançarem flechas envenenadas no intuito de mata-lo. Mas apesar disso, ele é muito bem tratado, alimentado e vestido. Ele é visitado pelo rei e pessoas importantes em Liliput várias vezes e em certa ocasião, chega a salvar a rainha de um incêndio no palácio.

       A razão para se manter Gulliver preso e tão bem tratado é somente uma, trazer ele para o lado dos Liliputianos na guerra com o país de Blefuscu.
      Quando a esquadra de Blefuscu se aproxima de Liliput e está prestes a fazer um ataque que Liliput não resistiria, Gulliver é chamado, e lhe foi pedido para que afundasse a esquadra de Blefuscu como pagamento de sua “estadia”
       Gulliver então entra no canal que liga Liliput à Blefuscu, o qual não era nada fundo, e utilizando-se de ganchos, prendeu os navios da esquadra e trouxe para o porto de Liliput. Com sua esquadra fazendo parte do reino de Liliput, Blefuscu não teve escolha, a não ser se render a Liliput. Gulliver então é premiado com o maior premio da hierarquia de Liliput pelo seu feito, mas logo passa a ser chamado de traidor por apresentar certo afeto pelo povo de Blefuscu.

      Então a corte de Liliput o condena à morte por sua “traição”. Gulliver fica sabendo por meio de um amigo que fez em Liliput, e foge para Blefuscu, danificando toda a esquadra de Liliput para dificultar a busca por ele. Em Blefuscu, ele consegue fazer com que o rei apoiasse a sua partida para o mar, o qual constrói um barco para Gulliver, Assim, ele parte da ilha e consegue retornar à Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário