citação

sábado, 20 de novembro de 2010

A viagem para o país dos Houyhnhnms


Gulliver parte para sua última viagem. Dessa vez, seus próprios companheiros de viagem se voltam contra ele, o agridem e o abandonam num bote em águas desconhecidas. Eventualmente, ele chega até terra, onde não vê nada além de pegadas de alguns humanos, vacas e muitos cavalos. Ele encontra os Houyhnhnms e os Yahoos. Os Houyhnhnms são idênticos a cavalos e são a raça inteligente e governante daquela terra. Já os Yahoos se parecem muito com seres humanos e, embora vivam como criados dos cavalos, são brutos, sujos, agressivos e perigosos.
Os Houyhnhnms vêem Gulliver como apenas um mero Yahoo, até que um deles acha Gulliver diferente, o toma sob sua tutela e procura aprender sobre sua cultura. Este mestre cavalo se afeiçoa a Gulliver, tornando-se seu amigo. Gulliver, por sua vez, tenta aprender tudo o que pode sobre essa maravilhosa cultura. Ele começa a desprezar a raça humana e a admirar a cultura dos Houyhnhnms, que valoriza a razão e o respeito à verdade, nunca mentem e vive pelo bem estar comum. No entanto, a Assembléia dos Houyhnhnms logo decide expulsar Gulliver do país, pois ele é muito parecido com um Yahoo para continuar a viver como um Houyhnhnm. Gulliver fica profundamente triste, mas ele respeita as leis e regulamentos do país e se conforma com a decisão. Com a ajuda do seu mestre, ele constrói um barco e retorna à Inglaterra, depois de viver quatro anos com os Houyhnhnms.
Sua família já o tinha dado como morto e fica chocada ao vê-lo. Gulliver tinha adquirido os modos de um cavalo e acha todos os seres humanos detestáveis, especialmente sua família. O tempo que ele passou com os Houyhnhnms alterou sua perspectiva da sociedade para sempre, fazendo sua vida infeliz na Europa. Ele eventualmente se acostuma novamente à vida na Inglaterra, mas compra dois cavalos para mantê-los como companhia. Ele fala com eles quatro horas por dia daí em diante, e escreve sobre suas experiências e explorações pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário